sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Interação e Interatividade: Desvendando Conceitos

 Manuela Carvalho
Maxmiliano
Resumo: O termo “interatividade” vem sendo usado com muita freqüência. Contudo, ainda é um termo que se requer muita pesquisa, pois é muito amplo. Esse pequeno artigo mostra o que está implicado em caracterizar o termo, bem como sua importância diante do crescente avanço tecnológico.

Palavras-Chaves: Interatividade, tecnologia, relações e interações.

Algumas abordagens
   Para entendermos mais sobre interatividade, é necessário sabermos um pouco sobre o adjetivo interativo que em suma refere-se a qualquer coisa que permite a participação do usuário no seu funcionamento, como por exemplo, brinquedos eletrônicos e videogames. Mas há ainda outro conceito que remete interação a relações humanas, enquanto interatividade à relação homem/máquina. Logo há uma grande necessidade de discutirmos as interações: Mútua e Reativa.

Interação Mútua X Interação Reativa
A interação reativa pode-se dizer que é aquela que tem um resultado previsível, fechada que não depende de fatores exteriores para chegar a sua finalidade e não induz a criatividade.
A interação mútua acontece de forma contrária, é um sistema aberto, liberto em que seus participantes têm consciência de que sua participação interferirá no resultado final.

Considerações Finais: Para fechar, após essas pequenas colocações, notamos que há uma relação entre interatividade e interação mútua, ambas tem um cunho inovador, revolucionário, mas que ainda há muito que pensar a respeito.

 Referências Bibliográficas:
SILVA,Marcos.O que é Interatividade.Disponível em http://www.senac.br/informativo/BTS/242/boltec242d.htm. Acessado em 03/11/2011
PRIMO, Alex. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Disponível em <http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/int_mutua_reativa.pdf. Acessado em 03/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário